Se você está se preparando para a Prova de Habilidades Específicas para o Vestibular de Artes Cênicas e não sabe se está no caminho correto saiba que a etapa mais importante para a sua aprovação em Artes Cênicas é o planejamento estratégico dos seus estudos.

Vamos pensar juntos: todas as outras disciplinas que caem no vestibular Português, Matemática, Física, etc, tem uma sequência didática de ensino. Um passo a passo guiado pelos professores que conduzem os estudantes ao aprendizado. Por que no Teatro seria diferente?

O maior erro que você pode cometer é não organizar seus estudos em uma sequência didática, com diferenciação por assunto, e tentar estudar tudo junto e misturado. Mas antes que você fique cheio de dúvidas sobre por onde começar calma!

Preparamos este artigo para te ajudar a planejar o passo a passo dos estudos para a Prova de Habilidades Específicas de Artes Cênicas e começar a se preparar agora! Estamos no meio do ano então chegou a hora de dar aquele gás para a parte teatral do vestibular. Bora?

0- Situe-se:

A Prova de Habilidades Específicas é uma etapa da avaliação do Exame vestibular de Artes Cênicas e pode variar de acordo com a seleção que você está prestando, portanto o primeiro passo é sempre entender como vai funcionar sua prova. 

De modo geral, as avaliações tem se dividido entre: prova de palco, uma audição na qual o candidato apresenta uma cena; prova de sala de aula, na qual os candidatos participam de aulas de teatro enquanto são avaliados, prova teórica, um exame dissertativo a partir de uma bibliografia prévia e, em alguns vestibulares, formulários e entrevistas como avaliações complementares.

Geralmente estas avaliações tem o mesmo peso 2 ou 3, na média ponderada do vestibular e são aplicadas na própria instituição de ensino. No entanto ano passado lidamos com os desafios enfrentados pela  Pandemia de Covid-19 e muitas provas se adaptaram. Portanto atenção : verifique sempre como a prova era antes e durante a pandemia, para não ser pego de surpresa.

 

Vamos aos passos?

1- Organização dos materiais

Comece colocando a sua frente tudo que você precisa fazer.

 

a) Leia os manuais dos candidatos e editais das provas.

Caso a faculdade que você vai prestar ainda não tenha disponibilizado as instruções procure os editais dos dois últimos anos; assim você saberá o que foi pedido durante o período de isolamento social e anteriormente também. Ainda não sabemos como qual perspectiva esperar em relação a pandemia para o ano que vem então vale você se garantir.

b) Faça uma lista dos afazeres e deixe visível.

Coloque as etapas da Prova de Habilidades do Vestibular de Artes cênicas separadas por faculdade / exame.

Faça uma legenda por exemplo: grife de verde as provas de palco, coloque um triângulo nas provas de sala de aula, um travessão ao lado das provas teóricas, etc. A ideia aqui é você conseguir ver o que cada exame tem em comum e tentar sintetizar o trabalho: se você vai prestar três faculdades com audição de cena, será que não dá para preparar uma cena só que possa usar nas três?

2- Organização de cronograma: 

Separe as tarefas em blocos grandes e distribua por mês, mas sempre misture teoria e prática, ok? Ao longo das semanas você vai subdividindo esses blocos em tarefas, de acordo com suas possibilidades. Deixe as tarefas semanais para serem escolhidas mês a mês e não se preocupe em definir tudo agora. O cronograma mensal deve ser um guia e não deve te enrijecer.

Seguem alguns exemplos de blocos e tarefas, mas você pode (e deve!) customiza-los de acordo com as sua lista de afazeres:

  • Bloco Preparação Técnica (tarefas: aquecimento vocal, alongamentos, pesquisa com a fala, aulas de teatro.)
  • Bloco Corpo e Criação (tarefas alongamento, pesquisa de movimento, exercícios pelo espaço, treinamento de tônus muscular, etc.)
  • Bloco Criação de Cena (tarefas: escolha de cena/personagem, pesquisa de cenário, pesquisa com objetos, decorar falas, marcações, etc)
  • Bloco Escolha da Peça (tarefas: verificar textos que caem em mais de um vestibular, leitura das peças disponíveis, separar blocos de texto para cenas solo)
  • Bloco Prova Teórica (tarefas: encontrar a bibliografia, realizar as leituras, fazer fichamentos e resumos.)
  • Bloco Improvisação (tarefas: separar jogos que caem no vestibular, realizar os jogos , fazer aulas de teatro, etc.)

3- Separe um horário fixo

 

Agora que você separou tudo o que tem para fazer é necessário determinar um horário fixo para estudar para a Prova de Habilidades Específicas do Vestibular de Artes Cênicas . O maior erro que você pode cometer nesta etapa é deixar este momento flexível e não prioriza-lo.

Lembre-se que a prova prática pesa bastante e que o estudo das artes cênicas é um processo que leva tempo, não dá para aprender em 15 dias!

Escolha seu “dia teatral” e não deixa que outras tarefas impeçam que você estude justamente o que você mais precisará durante a faculdade.

 Dicas importantes:

  • Durante seus estudos, sugerimos que comece sempre fazendo o que é mais simples para você. Assim você vai eliminando tarefas sem perder tempo e fica com a sensação de trabalho feito. Ah, é sempre legal dividir o tempo de acordo com a dificuldade, separando períodos maiores para atividades mais complexas.
  • Procure ajuda de professores de teatro: eles poderão avaliar melhor os pontos que você precisa trabalhar mais, além de entenderem os tipos de exercícios que caem no vestibular direcionando melhor seus estudos. Não dá para deixar de falar que aqui nós temos opções de cursos orientados para quem vai prestar o vestibular, feitos com muita pesquisa e carinho para te ajudar em cada etapa.
  • Com um volume tão grande de atividades é normal se sentir um pouco ansioso. Converse sempre com outros vestibulandos, com os veteranos (quem melhor para te dar dicas do que quem já passou pelo Vestibular de Artes Cênicas, né?) e se organize para estudar em equipes. Coletivizar nossas dores e buscar soluções em conjunto é sempre uma boa forma de ganhar forças em momentos difíceis.

Estamos aqui para o que precisar! Boa sorte!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *