Como funciona o vestibular de Artes Cênicas?

O curso de Artes Cênicas ou Teatro é voltado para todos aqueles que desejam trabalhar na área das artes performativas ou artes da cena. Ao se graduar no curso você pode trabalhar no campo da atuação, da direção, figurino, cenografia, produção, dramaturgia, etc.

Porém, se você sonha em fazer uma graduação em Artes Cênicas, saiba que é preciso primeiro passar por um processo seletivo para poder entrar, o tal do vestibular.

O formato do exame vai depender da Universidade ou faculdade que você deseja prestar. Para saber como funciona o vestibular de Artes Cênicas, vamos ver alguns dos principais processos seletivos que existem atualmente.

SISU (Sistema de Seleção Unificada)

Há várias universidades públicas que oferecem o curso de Artes Cênicas em que o processo seletivo é feito pelo SISU (Sistema de Seleção Unificada). Para pleitear uma vaga neste formato você precisa primeiro fazer a prova do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio). Posteriormente, quando abrirem as inscrições para o SISU, você irá selecionar até duas opções de faculdade que mais lhe interessam e assim, já estará concorrendo a uma vaga com a nota do ENEM.

Para o curso de Artes Cênicas ou Teatro, temos universidades nos seguintes estados de MS, GO, AC, AL, SE, TO MA, BA, CE, RN, PB, PE, MG, RJ, SC, RS e PR.

Nas seleções feitas por meio do SISU, normalmente as universidades não exigem Prova de Habilidades, salvo algumas exceções. 

COMVEST (Comissão Permanente para os Vestibulares)

A Comvest é a responsável por preparar o processo seletivo da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas). Veja como funciona o vestibular do curso de Artes Cênicas desta Universidade:

1ª fase

Uma prova de conhecimento gerais com 72 questões objetivas.

2ª fase 

Se você for selecionado na primeira fase, é convocado para a próxima etapa.

A 2ª fase é constituída de provas com questões dissertativas mais uma redação. 

As provas são divididas em dois dias. No primeiro tem questões dissertativas comuns a todos os vestibulandos e uma prova de redação.  No segundo dia, as questões são específicas, de acordo com a área de conhecimento do curso escolhido.

Prova de Habilidades Específicas

O curso de Artes Cênicas ainda tem mais uma fase que é a prova de habilidades específicas. Como o nome mesmo diz, estas provas servem para avaliar as habilidades dos candidatos. Ela é formada por três etapas: uma prática (com aulas de teatro ministrada pelos professores do curso), uma escrita (com questões dissertativas) e a prova de palco (apresentação de uma cena). 

FUVEST (Fundação Universitária para o Vestibular)

A Fuvest é a responsável por preparar o processo seletivo da USP (Universidade de São Paulo). Veja como funciona o vestibular do curso de Artes Cênicas da USP:

1ª fase

Uma prova de conhecimento gerais com 90 questões.

2ª fase 

Se você for selecionado na primeira fase, é convocado para a próxima etapa.

A 2ª fase é constituída de provas de conhecimento específico com questões discursivas mais uma redação. 

As provas são divididas em dois dias. No primeiro tem questões dissertativas de português e uma prova de redação.  No segundo dia, são 12 questões específicas, de acordo com a área de conhecimento do curso escolhido.

Prova de Habilidades Específicas

No curso de Artes Cênicas da USP também temos a Prova de Habilidades Específicas. Ela é formada por três etapas: uma prova oral (questões sorteadas baseadas na bibliografia), uma escrita (com uma redação) e a prática  (costumam ser aulas práticas, porém neste ano de pandemia, foi a gravação de um vídeo). 

VUNESP (Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista )

A Vunesp é a responsável por preparar o processo seletivo da UNESP (Universidade Estadual Paulista). Descubra como funciona o vestibular do curso de Artes Cênicas da UNESP:

1ª fase

Uma prova eliminatória de conhecimento gerais com 90 questões.

2ª fase 

A 2ª fase é eliminatória e classificatória e são provas de conhecimento específico com questões discursivas mais uma redação

Prova de Habilidades Específicas

Tanto no curso de Artes Cênicas (Bacharelado), quanto de Arte-Teatro (Licenciatura) da UNESP é exigido a Prova de Habilidades Específicas. Ela é formada por duas etapas: uma prova escrita (com questões dissertativas) para as duas modalidades. Além disso, para Arte Teatro, tem uma prova  prática (aulas avaliativas com jogos teatrais, neste ano pandêmico, esta parte foi cancelada) e Para Artes Cênicas, uma prova  técnico-interpretativa (aulas práticas e apresentação de uma cena em coletivo improvisada, porém neste ano de 2021, eles solicitaram apenas a apresentação de um monólogo).

COPEVE (Comissão Permanente do Vestibular)

A Copeve de MG é a responsável por preparar o processo seletivo da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Ela é composta por três fases:

Primeira Etapa

 Prova do Enem.

Segunda Etapa

Provas específicas preparadas pela UFMG mais a prova de Redação do Enem.

Prova de Habilidades Específicas

Prova de Atuação composta por duas partes: atuação cênica e canto.

VESTIBULAR DA UNESPAR E UFBA

Tanto o vestibular em Artes Cênicas da Unespar, quanto da UFBA podem ser feitos por meio da nota do ENEM. Porém possuem THE (Teste de Habilidades Específicos) próprios. 

Neste ano de pandemia, a UFBA optou por cancelar a prova de habilidades específicas. Já o curso de Licenciatura em Teatro da Unespar não possui THE. 

SÓ A PROVA DE HABILIDADES

Alguns processos seletivos ainda são focados apenas na avaliação do conhecimento específico ligado às artes cênicas, como se fosse uma grande prova de habilidades específicas. Como é o caso de algumas faculdades e instituições privadas, como a Escola Superior de Artes Célia Helena, por exemplo.

Há também processos seletivos para alguns cursos técnicos e profissionalizantes que seguem esse padrão , como por exemplo na EAD (Escola de Arte Dramática) e na SP Escola de Teatro.

Como se preparar?

Como você viu há diversos formatos e diferentes tipos de processos seletivos para ingressar num curso de Artes Cênicas. Nós citamos os principais tipos por aqui, mas já deu para perceber a diversidade e particularidade das provas, não é mesmo? Basta descobrir onde você quer estudar para entender como funciona o vestibular de Artes Cênicas da faculdade pretendida e quais são as etapas deste processo seletivo.

Se você pretende prestar um vestibular que possui Prova de habilidades, mas não sabe como estudar para ela, nós temos um curso específico que ajuda você a se preparar para a Prova de Habilidades do Vestibular de Artes Cênicas. Se quiser saber mais, é só clicar aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *