Para quem decide prestar o vestibular de Artes Cênicas, ainda encontra algumas dúvidas pelo caminho. Uma delas é em relação ao tipo de titulação. Qual é a melhor escolha no curso de teatro: bacharelado ou licenciatura? 

Antes de decidir isto, vamos entender o que significa cada umas delas e descobrir suas diferenças.

O QUE É BACHARELADO E O QUE É LICENCIATURA? Descubra a diferença

 

O Bacharelado, aqui no Brasil, é uma titulação, de nível superior, mais generalista, focada nas diferentes áreas possíveis da profissão dentro do mercado de trabalho. Enquanto que a Licenciatura, também de nível superior, é focada na formação de educadores.

 

A ESCOLHA DA TITULAÇÃO

Todos os cursos oferecem a opção de bacharelado, enquanto que a licenciatura é restrita a apenas alguns cursos, como é o caso das Artes Cênicas. Contudo, nem todas as faculdades oferecem as duas opções de titulação.

O curso de Artes Cênicas de algumas universidades tem no seu formato um momento de formação básica em que a escolha de que modalidade seguir, seja bacharelado ou licenciatura, é feita durante o curso, depois deste período em comum.

É o caso do curso de Artes Cênicas da USP, por exemplo, em que os 4 primeiros semestres são chamados de Ciclo Básico e são iguais para todos os alunos, apenas no 5º semestre é que os estudantes irão decidir qual titulação querem cursar.

 

DUPLA TITULAÇÃO

As faculdades que oferecem as duas formações podem permitir também a dupla titulação, ou seja, a formação tanto no bacharelado quanto na licenciatura.

Você faz uma das formações e depois, com mais um ou dois anos, pode complementar com as matérias restantes para se formar na outra, assim consegue dois diplomas em um período menor.

Tanto o curso da USP quanto da UNESP, por exemplo, dá essa possibilidade, sendo que a conclusão daquela é realizada em no máximo 12 semestres e desta em aproximadamente 4 anos.

Agora descubra as principais diferenças e semelhanças entre bacharelado e licenciatura.

 

BACHARELADO

 

O QUE É?

Aqui no Brasil o bacharelado é uma titulação da graduação a nível superior que permite ao graduado trabalhar nas diferentes áreas existentes do curso escolhido. No caso das artes cênicas, o bacharel poderá trabalhar nas áreas de interpretação, direção, dublagem, dramaturgia, figurino, cenografia, etc.

Em alguns cursos de bacharelado existe uma especificação em determinada área. Por exemplo, se o curso de artes cênicas tem habilitação em interpretação, o estudante que se formar nesse curso, será habilitado a trabalhar na área de interpretação (ator e atriz) e as disciplinas do curso serão todas focadas para esta área.

 

GRADE CURRICULAR                                                           

O curso de bacharelado estimula a formação de um artista criador e pesquisador. Deste modo, as disciplinas que regem o curso visam fomentar o conhecimento e o exercício teórico e prático dentro das linguagens cênicas.

 

INSERÇÃO PROFISSIONAL

O bacharel tem um perfil multifacetado, podendo atuar em diversos segmentos do conhecimento e da criação teatral. Como já citado anteriormente o bacharel poderá trabalhar nas áreas de interpretação, direção, dublagem, dramaturgia, figurino, cenografia, etc.

 

LICENCIATURA

 

O QUE É?

Da mesma forma a licenciatura também é uma titulação de nível superior, porém voltada para a educação e o sistema formal de ensino fundamental e médio e para cursos livres e técnicos da sua área.

 

GRADE CURRICULAR

Na licenciatura o estudante terá muitas disciplinas em comum com o graduando de bacharelado, como aprender os processos de criação  e técnicas de expressão teatral. Contudo, o futuro profissional aguçará o seu olhar para os processos pedagógicos nas artes da cena. Além disso, em muitas universidades é solicitado os estágios supervisionados para conclusão do curso.

 

INSERÇÃO PROFISSIONAL

O licenciado estará apto a trabalhar na educação formal em escolas do nível básico (fundamental e médio), quanto na esfera de políticas públicas, como ONGs, centros culturais, etc. Além de ser capaz de coordenar atividades da arte teatral e seguir carreira acadêmica. 

 

Onde estudar

 

Se você se interessou e pensa em fazer uma dupla titulação, separamos algumas universidades gratuitas que oferecem as duas modalidades. Confira:

Artes Cênicas (Bacharelado e Licenciatura)  na USP

Arte-Teatro (Licenciatura) e Artes Cênicas (Bacharelado) na UNESP

Licenciatura em Teatro e Bacharelado em Artes Cênicas na UNESPAR

Licenciatura em teatro e Artes Cênicas – Interpretação Teatral e Direção Teatral (Bacharelado) – UFBA

Bacharelado em Atuação Cênica, Bacharelado em Direção Teatral e Licenciatura em Teatro – UNIRIO

E AGORA? QUAL ESCOLHER?

Agora você já sabe as diferenças entre as duas titulações e pode ponderar qual a melhor opção para você no curso de teatro: bacharelado ou licenciatura.

Mas se você ainda está na dúvida se deve ou não prestar uma graduação em artes cênicas não deixe de ver o nosso artigo sobre a diferença entre uma faculdade e um curso técnico.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *